Uma carta de alguém importante

Matheus
7 min readSep 13, 2021

--

Querido Matheus,

Espero que esta carta o receba bem.

Eu acredito que quando você receber essa mensagem muitas perguntas devem surgir. O que essa carta de um interlocutor misterioso significa? Você não me conhece, você nunca me viu e nós nunca chegamos a conversar a respeito de qualquer coisa. Ainda assim, eu sei muito sobre você. Talvez até mais do que você mesmo. Quem sou eu? Eu sou eu, e é isso que você precisa saber nesse momento.

Estou te escrevendo essa carta para te transmitir algumas reflexões que levantei após alguns anos de vivência. Não sou um ermitão que habita uma terra longínqua e desconhecida, nem um filósofo. Tampouco Deus. Seja lá o que Deus possa significar para você. Eu sou apenas uma pessoa com dois braços, duas pernas, um coração cheio de sentimentos e uma cabeça cheia de ideias e pensamentos. Sou tão normal quanto possa imaginar. Ainda assim, já vivi o suficiente para olhar para alguém e saber que o que eu sei pode ser de alguma ajuda. Eu sei que não é lá prudente ouvir (ou nesse caso, ler) lorotas de uma pessoa desconhecida, mas…só me acompanha. Eu sei do que eu tô falando.

Melhor do que isso, eu sei do que você está passando. Eu sei do que você tem medo. Eu sei das suas angustias, o que te tira o sono e o que mais você anseia. Eu sei quem você quer ser. Sei também que as vezes você procura não pensar muito a respeito sobre essas coisas, e deixar isso tudo vagando no etéreo do seu subconsciente é mais cômodo do que simplesmente refletir e agir. De quebra eu sei até de coisas que você ainda não sabe sobre você mesmo. Acredite. Já estive onde você está agora. Ter quinze anos é muito foda. E sei de algumas palavras que podem te trazer um pouco mais de calma.

Pode parecer muito assustador isso tudo e soa até pretensioso demais um desconhecido falar um monte de merda achando que sabe de tudo. E você ainda tá lendo. Fofo. Você está indo muito bem. Te peço um pouco mais de paciência. Continua a sua leitura, e acredito que tudo vai fazer muito sentido ao final.

Tenho três coisas muito importantes para te falar. Prometo tentar ser o mais breve em tudo o que preciso te falar.

A primeira delas é te pedir para ter paciência. Sabe quando o seu pai te deu um cheque em branco no seu aniversário de quatorze anos escrito que ele valia o videogame que você tanto queria e que você poderia resgatá-lo no ano seguinte? Você não entendeu bem aquele gesto naquela hora, ficou até meio contrariado e frustrado, mas ele quis dizer que naquele momento o orçamento estava apertado e que ano que vem com certeza ele poderia te presentear com aquele seu sonho de consumo. É, essa foi a mensagem que ele quis te passar. Esse foi só um exemplo de como você esperou por algo e ele veio, por mais que esperar um pouco tenha sido necessário. E valeu a pena. Imagino que agora você deve estar encantado e se divertindo muito com ele. O que quero dizer com esse exemplo é que você não precisa ter pressa com as coisas. Eu sei que é complicado sugerir isso quando o mundo meio que exige o tempo todo que você tenha tudo imediatamente, mas acho que trabalhar isso consigo mesmo desde já vai te poupar de muitas crises de ansiedade, coceira, noites mal dormidas e pensamentos pouco agradáveis.

Ter paciência vale a pena. Vale tanto a pena que ela vai ser a solução para alguns dos seus problemas. Você vai viajar o mundo. Você vai conhecer muita gente legal ao longo do seu caminho. Você vai estudar coisas que gosta, vai ter um diploma, vai trabalhar com algo que faça muito sentido para você e poder fazer a diferença com ele. Você vai sim beijar, vai sim transar, vai poder explorar todos os prazeres que você quer agora e os que vai querer no futuro. Vai ter namoradas, esposas, filhos. Uma família. E vai conciliar isso com tudo o que você topar fazer na vida, e você vai dar conta. Você vai ser feliz. Porém todas essas coisas que escrevi acima — e muitas outras — acontecem quando elas precisam acontecer, e felizmente ou infelizmente você não tem muito o que fazer quanto a isso. É só aceitar. Vai por mim. É a melhor coisa que você pode fazer.

A segunda coisa que preciso te dizer é para você ter mais carinho consigo mesmo. Você já se deu conta no quanto você pega pesado com você mesmo? Para um pouco e pensa. Consegue pensar no quanto você exige tanto de você e naquilo no que você se propõe a fazer, mas todo mundo ao seu redor tem a sua paciência e compreensão infinitas para errar muitas vezes até fazer algo certo? Acho que muitas situações devem estar pipocando na sua cabeça agora, mas não vem ao caso agora. Foca aqui. Te dou duas dicas para que você chegue nesse processo. Em algum momento, procure uma banda chamada IDLES. Eles lançarão um álbum chamado Joy As An Act Of Resistance. Ouça todo ele, mas ouça uma faixa chamada Samaritans. Internalize-a. Ela vai fazer muito sentido para você. Além disso, procure terapia. Não, terapia não é coisa para gente doida. Tira isso da cabeça. Se lembra de um colega te disse na fila do lanche na escola que psicólogos são para pessoas que precisam de ajuda porque não conseguem solucionar os seus problemas sozinhas? É exatamente isso. Você vai sentir que vai precisar do apoio de um, vai relutar, vai agir com teimosia, mas depois vai ceder. E vai procurar ajuda. Vai ser a melhor coisa que poderá fazer por você.

Entenda que você vai passar a vida toda dentro da sua cabeça. Então acho que deve procurar todos os recursos para que ela se torne um local agradável e habitável. Cuidar de quem está ao seu redor é muito importante e nunca mude isso em você, mas você tem que se amar. Respeita o seu tempo, os seus processos e as suas manias. Respeite o seu corpo, as suas curvas e as suas estrias. Respeita seu jeito de ver a vida, respeita seus ideais e aquilo que é importante para você. Não deixe de ser emocionado para agradar uns ou outros. Entenda as suas vulnerabilidades e use-as como o maior tesouro que pode carregar consigo mesmo. Abrace muito forte quem você é e nunca se perda de si mesmo. Algumas vezes você vai soltar a sua mão e se largar no escuro, mas volte quantos passos forem precisos e se reencontre consigo mesmo. Você vai avançar, vai errar, vai retroceder, vai se frustrar, mas no fim vai dar certo. Vai ir e voltar. Faz parte. No dia que você aprender a ficar verdadeiramente confortável em ser você sozinho ou na companhia de quem quer que seja, muita coisa vai mudar para melhor.

E por fim a terceira coisa, para encerrar, talvez seja a mais importante de todas: saiba quando se isolar, mas também saiba quando se enturmar de volta. Eu sei que você tem uma tendência a querer fugir de conflitos, e que por tabela você se omite. Você não fala. Você sofre calado. E você foge de qualquer possibilidade de colo e de ombro amigo quando as coisas não estão nada bem. É, eu sei. Já fiz muito isso e as vezes também o faço. E as vezes é necessário, reconheço. Porém sumir, entrar no seu mundinho e não dar satisfação para as pessoas é muito confortável né? E por vezes você se perde no processo e…some. Muitas vezes você vai ouvir que quem não aparece nunca é lembrado. As vezes isso faz um pouco de sentido. Tem gente que nunca vai sumir. Mas laços precisam ser nutridos e respeitados com a frequência que precisam. Sumir nem sempre resolve tudo. Conversar, saber da vida das pessoas, compartilhar besteiras é muito necessário. Ou só mandar uma besteirinha qualquer acompanhada de "vi isso aqui e lembrei de você".

Um dia, quando você estiver mais velho, leia um livro chamado Acid for the Children, do baixista de uma banda que você vai gostar bastante um dia. Em uma das páginas, ele relata que gosta muito das pessoas ao redor, de fazer amizades e de criar vínculos. E ao mesmo tempo, ele sente que não pertence a lugar nenhum. Como se todo mundo estivesse em um circulo que é inatingível e intransponível, onde você sempre fica do lado de forma. Isso vai seguir fazendo sentido a sua vida inteira, provavelmente. Dito isso, encontre o equilíbrio entre ficar sozinho e ficar com as pessoas. Ainda estou aprendendo com você enquanto escrevo esta carta. É mais complicado do que parece, mas o quão antes encontrar esse local de encontro as coisas terão mais clareza. Cultive a sim mesmo e cultive todas as suas amizades também. A solidão que por vezes você sente te engolir por inteiro vai ser cada vez menor e vai estar sob controle.

Ufa, pronto. Falei tudo o que precisava falar. Eu espero que quando terminar de ler essas palavras elas façam algum sentido para você e que possam ser algum fio condutor de algum caminho quando se sentir perdido. Releia-as quantas vezes precisar. Ou apenas as ignore, o que for melhor para você. Eu confio muito em você e sei que vai trilhar os caminhos corretos, seja aqueles que você planeja mesmo seguir ou não. As respostas virão, as perguntas também, mas você vai dar conta de tudo. O mundo é um lugar muito doido e a vida é uma aventura igualmente louca mas vale a pena viver ela sendo você.

Ah, imagino que você ainda deve estar se perguntando quem eu sou. Eu imagino que você não é tão tapado assim, mas…caso eu esteja errado e não tenha se tocado, eu sou eu. Eu sou você.

Com carinho,

Matheus.

PS: coisas que esqueci de colocar antes e que me deram preguiça de rescrever para colocar no meio de tudo ali acima. Coma mais vegetais. Vá para o Crossfit. Assuma riscos. Não tenha medo de se expressar. Aprenda a cantar. Faça um esforço para aprender a andar de bicicleta. Viaje a todos os lugares que puder. Continue a ouvir muita música. Entre no grupo do Tombo. Ligue mais para as suas avós. Diga mais "eu te amo" aos seus pais e a todo mundo. Tenha menos preguiça. Vá mais aos lugares sozinho. Desencana um pouco mais com dieta. E pelo amor de tudo o que é mais sagrado, vai em todos os shows e festivais que conseguir.

--

--

Matheus

Desde 1995 falando coisas que só fazem sentido na minha cabeça. Quando tem palavras demais dentro dela, reorganizo elas na minha prosa. Às vezes dá certo.